Câncer, a prevenção e o tratamento requerem um olhar sistêmico!
Leia
Muitos nunca ouviram falar sobre ela. Existe a depressão de natal?
Quando se aproxima a época do Natal e das festas de final de ano, muitas pessoas ao invés de sentirem-se alegres e motivadas, sentem-se depressivas, angustiadas e infelizes.
A depressão de Natal é a sensação de depressão, mal estar e angústia que ocorre nessa época do ano, que pode decorrer de uma série de fatores, dependendo do significado que tenha para cada uma dessas pessoas.
Esse fenômeno é muito comum e pode ocorrer devido a uma série de razões, diferentes para cada uma dessas pessoas.
Muitos relembram nessa época de perdas que tiveram, momentos felizes que viveram nessa fase e que não vivem mais, outros não querem ou não gostam das festividades pois irão encontrar pessoas que não gostam, outros tem dificuldades financeiras e sentem-se depressivos pois não podem comprar ou presentear outras pessoas, outros ainda sentem-se tristes ao refletir sobre a vida, o que normalmente ocorre nessas datas e períodos de transição, e percebem que não se sentem bem, ou não tem a vida que desejam, e podem ainda se vitimizar aumentando a insatisfação e o sofrimento.
Todos esses sentimentos negativos podem desencadear um quadro mais grave de insatisfação pessoal e com a vida, depressão, isolamento e até mesmo adoecimento físico.
Quando esse quadro de depressão se mostra grave, trazendo sofrimento e consequências para a vida e para a saúde, deve-se buscar a orientação de um profissional, psicólogo, psiquiatra, para que, através de um processo terapêutico e quando necessário o uso de medicações, seja possível superar esse quadro e ampliar a consciência e o autoconhecimento.
Quando os familiares e amigos perceberem que seu ente querido está passando por um quadro depressivo, devem mostrar-se solidários, compassivos, e abertos para escutar, sem julgamentos, sem pressão, com uma intenção positiva de ajuda, e orientação.
Devem encaminhar a pessoa que está depressiva para um profissional que possa avaliar o que está ocorrendo e propor um tratamento que possa resgatar a pessoa de seu sofrimento e ajudá-la a conquistar ou reconquistar a saúde e a qualidade de vida.
Há alguma dica ou recomendação para que as pessoas sejam mais felizes/vivam bem nesta época?
As pessoas devem se preparar para viver bem em qualquer época, independente de datas comemorativas ou outras datas específicas.
Todos nós passaremos por alegrias, dores, conquistas, perdas, angústias e sofrimento durante a vida, isso é inevitável.
Aprender a lidar com as adversidades, ampliar a consciência, conquistar resiliência e autoconhecimento, melhorar a autoestima, aprender a se relacionar, é fundamental para que possamos crescer e caminhar pela vida, aprendendo com os erros e dificuldades, e percebendo o que de bom já possuímos.
A psicoterapia, os bons relacionamentos afetivos, leituras, reflexões, sessões de coaching, vivências em constelações familiares sistêmicas, são possibilidades de expandir a percepção e modificar o modo como percebemos e lidamos com o mundo.
Vale a pena investir na saúde e no bem estar.