Câncer, a prevenção e o tratamento requerem um olhar sistêmico!
Leia
A mulher está mais ativa do que nunca. Trabalho, casa, filhos, amizades, relacionamentos amorosos.
É possível manter-se saudável com esta rotina?
O papel da mulher mudou muito nas últimas décadas. A mulher da primeira metade do século XX, que ficava em casa cuidando dos filhos e afazeres do lar deu lugar a uma mulher moderna, dinâmica, que exerce dupla e até tripla função, mãe, profissional, amiga, companheira, esposa e outras mais.
Essa mulher tem que ser resiliente para lidar adequadamente com tantas responsabilidades, tarefas e obrigações.
Perder o controle significa não aguentar a pressão, as demandas do dia a dia, o que acarreta sofrimento emocional e físico.
Esta mulher para ser resiliente precisa olhar e cuidar de seu corpo, sua mente e seu espírito.
Deve ter tempo também para si mesma, seu autocuidado, fazer atividade física regular, alimentar-se saudavelmente, ter um hobby, aprender a gerenciar o estresse e lidar com as emoções, se necessário com o acompanhamento de um processo psicoterápico para ampliar o autoconhecimento e atingir um melhor equilíbrio emocional.
Atualmente comenta-se muito em técnicas de gerenciamento do estresse e das emoções, como a meditação mindfulness, mas do que se trata?
Mindfulness é uma prática de meditação oriunda de tradições como o Budismo, e que foi adaptada para o ocidente, sendo muito estudada por pesquisadores como Richard Davidson, Jon Kabat Zinn e outros, que comprovaram seus efeitos benéficos na saúde e qualidade de vida.
Pode ser definida como um estado de atenção plena no aqui e agora, quando estamos totalmente presentes naquilo que estamos fazendo, o estado chamado de presença, o que ocasiona uma percepção alterada de tempo, e modificações em nossa fisiologia.
Meditar regularmente altera a química cerebral, reduzindo o nível dos hormônios do estresse e da ansiedade como a adrenalina e o cortisol, e aumentando os neurotransmissores do prazer e bem estar como as encefalinas e a serotonina.
Quando meditamos eliciamos a conhecida Resposta de Relaxamento, estudada desde a década de 70 pelo médico americano de Harvard, Dr. Herbert Benson, criador do Instituto Corpo e Mente (Body Mind Institute) dessa conhecida Universidade.
A prática de meditação tem efeitos positivos na saúde física e mental. Esse relaxamento ocorre tanto no corpo, quanto na mente e os pensamentos diminuem, aumentando a atenção e o foco.
A meditação Mindfulness atualmente é a mais praticada no ocidente, por ser teoricamente embasada em estudos científicos e pesquisada em diversos centros médicos e Universidades de diversos países. Há muitas técnicas para iniciar a prática de meditação.
Muitas pessoas referem não conseguir ficar sentadas para praticar, então podem praticar técnicas de “meditação em movimento”, caminhando por exemplo.
É importante ao iniciar a prática, receber a orientação de um instrutor de meditação, procurar ler, ver vídeos, e treinar diariamente.
Com o tempo, cada pessoa encontrará métodos mais adequados para si, e poderá evoluir na prática da meditação, conseguindo relaxar e manter-se no momento presente.
Na continuidade deste artigo falaremos sobre as doenças que mais acometem as mulheres que se sobrecarregam no dia a dia, divididas entre a atividade familiar e profissional.