Câncer, a prevenção e o tratamento requerem um olhar sistêmico!
Leia
A meditação é uma técnica altamente eficaz para aumentar a resiliência e assim auxiliar a lidarmos melhor com o estresse e as emoções como a raiva, ansiedade e os pensamentos repetitivos.
Ao meditarmos, aumentamos a atenção e a percepção do momento presente, trazemos a mente a integrar-se de volta ao corpo, e assim os pensamentos negativos voltados ao futuro, raiz da ansiedade, e os direcionados ao passado, causa da depressão, são reduzidos possibilitando a melhora dos sintomas.
Meditar regularmente altera positivamente a química cerebral, reduzindo o nível dos hormônios do estresse e da ansiedade como a adrenalina e o cortisol, e aumentando os neurotransmissores do prazer e bem estar como as encefalinas e a serotonina.
Quando meditamos eliciamos a conhecida Resposta de Relaxamento, estudada desde a década de 70 pelo médico americano de Harvard, Dr. Herbert Benson, criador do Instituto Corpo e Mente (Body Mind Institute) dessa conhecida Universidade.
Acontece então o relaxamento físico e mental, reduzindo os pensamentos repetitivos e negativos, e se estabelece um padrão de tranquilidade, foco e atenção.
Meditar, especialmente a meditação Mindfulness, é uma prática que nos treina para aumentarmos o foco de atenção e percepção para o Aqui e Agora, o momento presente.
Quando focamos nossa mente no presente, automaticamente reduzimos os pensamentos ansiosos direcionados para o futuro.
Quando a mente se encontra no futuro, preocupada (pré ocupada) com pensamentos negativos, o grau de ansiedade cresce exponencialmente, acarretando sintomas físicos e emocionais que reduzem o bem estar, a saúde e a qualidade de vida.
Treinar a meditação nos reconecta, corpo e mente em equilíbrio, com a melhora da atenção, do sono, relaxamento, da produtividade e da vitalidade.
Experimente, procure um facilitador em meditação, e obtenha os benefícios em sua saúde física e mental.