Artigos

Lave as roupas de inverno antes de usá-las e reduza as alergias respiratórias

Lave as roupas de inverno antes de usá-las e reduza as alergias respiratórias

É hora de preparar os cobertores e casacos que estavam fechados nos armários para o uso.

Para reduzir o risco de crises alérgicas, lave cobertores, edredons e casacos antes do inverno chegar, quando irá usá-los.

Quando não armazenadas corretamente as roupas guardadas viram abrigo de ácaros e pó e precisam de lavagem correta antes do uso para reduzir este risco.

A baixa temperatura do inverno é um fator desencadeante para as doenças respiratórias e alergias, como rinite, alergias diversas e também sinusite.

Aliado ao clima, o uso de peças de roupas e cobertores que ficaram guardados por muito tempo nos armários é outro vilão da estação.

Um dos principais desencadeadores das crises de rinite, por exemplo, são os ácaros, um microrganismo capaz de desencadear resposta alérgica em pessoas predispostas.

Este microrganismo se abriga em ambientes quentes, úmidos e com pouca luz, como as roupas e cobertas guardadas no fundo do armário.

Uma estimativa alerta que, em um colchão, por exemplo, moram cerca de cinco milhões deles.

Devemos nos prevenir antes de utilizar essas roupas e cobertas há muito guardadas.

Como dica, antes de usar qualquer peça guardada a muito tempo, deve-se tirá-la do guarda roupas e deixá-la no sol por pelo menos 2 horas para que o calor e a luz matem os ácaros. Outra recomendação é que depois da exposição ao sol, se lave as peças.

Há várias redes de lavanderia que fazem este trabalho quando não há possibilidade de fazê-lo em casa.

Mantenha também o ambiente doméstico arejado, e exposto a luz solar, e limpe os móveis e paredes com um pano úmido para retirar o pó e a poeira, que produzem as crises alérgicas irritando as mucosas e vias respiratórias.

Para crianças alérgicas evite que tenham bichos de pelúcia, tapetes e poeira em seus quartos.

Estes cuidados de higiene ajudam a prevenir crises e agravações, e são importantes para mantermos a saúde e a qualidade de vida.

Em caso de sintomas, procure seu médico para orientações e tratamento.