Artigos

Gordura boa ou gordura ruim?

Gordura boa ou gordura ruim?

As Gorduras Trans ou óleos parcialmente hidrogenados, segundo várias pesquisas elevam os níveis do colesterol “ruim”.

Já é conhecido há alguns anos que o excesso de gorduras saturadas na alimentação pode elevar o índice de alguns tipos de câncer como os de próstata e de mama, já que geram inflamação crônica, e aumento dos radicais livres que potencializam diversas doenças.

Também as gorduras são mais calóricas que as proteínas e carboidratos (um grama de gordura tem 9 calorias contra 4 calorias nas proteínas e carboidratos), e ainda geram menos saciedade que estes nutrientes, ou seja, quem ingere alimentos ricos em gorduras tem fome mais precocemente.

Já outras gorduras trazem muitos benefícios nutricionais e servem como fonte de energia para nosso organismo.

Estas são as gorduras insaturadas que elevam os níveis do bom colesterol HDL e reduzem o colesterol ruim LDL e assim ajudam a reduzir a criação de placas de gordura nas artérias que podem causar hipertensão arterial, derrames e infartos, e também fazem parte da síntese de substancias benéficas como as vitaminas lipossolúveis (solúveis em gordura que são as vitaminas A, D, E e K), algumas lipoproteínas e alguns hormônios sexuais. O colesterol é fundamental para a criação destas substancias, é seu excesso que se torna prejudicial à saúde.

Ingerir menos carnes vermelhas e priorizar o peixe é uma boa escolha, já que em geral são mais ricos em ômega 3, que reduz a inflamação crônica e traz muitos benefícios a saúde, e ao mesmo tempo restringir a ingestão de biscoitos, sorvetes e alimentos industrializados, que são ricos em gorduras saturadas e trans.

A manteiga tem em sua composição gordura saturada, e a muitas margarinas apesar de sua origem vegetal possuem em sua fórmula gordura trans e por isso ambas devem ter seu consumo reduzido.

Quanto a preparação os óleos, após serem utilizados na fritura não devem ser reutilizados por ficarem cada vez mais saturados, produzindo inclusive compostos cancerígenos. E o azeite não deve ser aquecido por muito tempo para não perder suas propriedades benéficas.

Dietas ricas em carboidratos refinados também elevam os níveis de triglicérides e do LDL (colesterol ruim), por isso devem ser consumidas também com moderação.

Outras fontes de gorduras boas além do azeite são as oleaginosas (nozes, castanhas, linhaça), porem seu consumo deve ser moderado por serem bastante calóricas.

Em resumo, o ideal é sempre a moderação no consumo de gorduras, sendo que devem sempre ser utilizadas as mais saudáveis, fazendo parte de uma alimentação equilibrada e em conjunto com um estilo de vida saudável, atividade física regular, sono repousante e gerenciamento do estresse (meditação, técnicas de relaxamento).

A busca da saúde deve ser um ideal para todos nós, que desejamos vivenciar a qualidade de vida.