Câncer, a prevenção e o tratamento requerem um olhar sistêmico!
Leia
As Festas de final de ano chegaram.
Todos já se preparam para o Reveillon, com muita expectativa de diversão, confraternizações e alegrias.
Por vezes excessos e descuidos com nosso comportamento e postura pessoal, com nossa saúde física e abusos, e com os cuidados essenciais de segurança nos ambientes que frequentamos podem trazer problemas de diversas ordens.
Desde gerar estresse e traumas emocionais, causar indisposições e doenças orgânicas e até possibilidades de acidentes graves que põe em risco a nossa saúde e a de várias pessoas.
Alguns cuidados básicos e simples podem evitar que tudo isto aconteça.
Para que possamos manter a alegria e as boas energias, e para que estas expectativas não se transformem em frustração, desapontamentos e sofrimento, seguem dicas e cuidados que devemos ter.
Assim nossa saúde física, emocional e um ambiente saudável e seguro estarão garantidos e poderemos desfrutar sem preocupações.
Hoje darei 10 dicas para a segurança da sua casa e de todos que a frequentarem:
1- Se você for viajar e ficar alguns dias fora, cuide da segurança de sua casa. Converse com vizinhos para que fiquem de olho em qualquer movimentação suspeita e avisem se necessário. Se possível tenha um sistema de monitoramento a distância para que você possa mesmo viajando dar uma olhada no imóvel, até mesmo pelo celular. Existem sistemas acessíveis, práticos e funcionais.
2- Desligue as luzes e tire da tomada os eletrônicos que não precisem ficar ligados. Feche as janelas, o registro de gás e verifique se trancou as portas antes de sair.
Se você não for viajar e vai receber amigos e a família para as festas, outros cuidados devem ser tomados para que tudo corra bem.
3- Cuidado com as luzes de enfeite de Natal, principalmente as famosas luzes pisca-pisca, elas podem causar curtos-circuitos e incêndios.
As luminárias de Natal são regulamentadas através da portaria 27/00 do Inmetro. Prefira comprar de lojas certificadas. Peça Nota Fiscal e observe os requisitos obrigatórios na embalagem como tensão e corrente elétrica, potência máxima, marca ou logomarca do fabricante e/ou importador. Se for utilizar em ambientes úmidos, externamente ou em árvores naturais que serão regadas com água, utilize lâmpadas adequadas a este uso, como as de LED, que não aquecem tanto. Atente que as lâmpadas não devem apresentar material ferroso no condutor por riscos de curto circuito e incêndios.
4- Verifique sempre as instalações elétricas para certificar-se que não apresentem problemas, veja se há fios não encapados e cuidado com fios em locais com água e umidade. Lembre de não deixar tomadas sem proteção, fios soltos e aparelhos eletrônicos ao alcance de crianças pequenas.
5 – Se sua casa tem crianças pequenas, ou se você for receber crianças, tenha cuidado com enfeites de vidro, afiados, pesados ou que possam ser removíveis e ingeridos por elas com o risco de sufocamento.
6 – Se o local tiver piscina, assegure-se de que tenha rede ou proteção para que crianças não corram o risco de afogamento.
7 – Desligue as luzes da casa e dos enfeites quando sair de casa, e quando for dormir.
8 – Cuidado com velas e com fogo! Apesar de embelezar o ambiente, aumentam o risco de provocar incêndios. E nunca as deixe ao fácil alcance de crianças.
9- Na hora de celebrar, tome muito cuidado com rojões e fogos de artifício. Compre-os somente em lojas autorizadas e certifique-se de como usá-los corretamente. Existe um limite de idade para o uso, que consta no produto. Respeite-o e mantenha as crianças longe deles. Tenha sempre em prontidão extintores de incêndio com data na validade, e em caso de acidentes, procure ajuda médica, através do telefone 192, e do Corpo de Bombeiros, telefone 193.
10- Se o local for desprotegido, não fique conversando fora do portão de entrada, e fique atento à movimentações suspeitas, principalmente ao entrar e sair de casa, e quando for guardar o carro na garagem. O telefone da PM é 190.
Cuidar da sua segurança e dos seus convidados e familiares é imprescindível e não tem preço.
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Garanta que sua festa será segura e inesquecível seguindo estas simples dicas.