Câncer, a prevenção e o tratamento requerem um olhar sistêmico!
Leia
A maioria das pessoas que come fora normalmente não procura alimentos saudáveis, e prefere comer alimentos mais calóricos ou mesmo de redes de fast food.
Porém um estudo publicado no periódico científico Health Psychology demonstrou que ao preparar a própria refeição em casa as pessoas as pessoas acabam cuidando melhor de sua saúde.
Isto acontece porque quem prepara sua comida em casa tende a gostar mais de alimentos e ingredientes saudáveis do que se tivessem que escolher consumi-los fora de casa.
A pesquisa contou com 120 mulheres que provaram diversos milk-shakes, alguns dos quais elas prepararam e outros não. Havia duas opções de receitas da sobremesa, uma a base de framboesa com baixo valor calórico e outra com chocolate, altamente calórica.
O estudo mostrou que quando as mulheres faziam, elas mesmas o milk-shake, gostavam mais da versão saudável.
Uma das conclusões do estudo foi que aquelas pessoas que preparam suas refeições se tornam mais conscientes sobre as propriedades nutritivas dos ingredientes que adicionam seus alimentos.
Outra pesquisa que complementa a anterior, da Universidade de Illinois nos Estados Unidos, publicada no periódico científico European Jornal of Clinical Nutrition, avaliou os dados de saúde de cerca de 18.000 adultos por oito anos, e revelou fatos extremamente interessantes.
Quando saem para comer fora em restaurantes, os americanos consomem cerca de 200 calorias a mais por dia.
Sabemos que um consumo de poucas calorias a mais por dia, cerca de 50 a 100, ao final de um ano pode se traduzir no aumento no peso em cerca de 5 a 10 quilos.
Os alimentos preparados em restaurantes normalmente contêm mais gorduras, sódio, carboidratos e colesterol, e as refeições feitas em casa costumam ser preparadas de maneira mais saudável e com ingredientes mais nutritivos.
Então, motivado a preparar alimentos mais saudáveis e emagrecer? Coma mais em casa, e quando sair para comer, muita atenção no que escolhe!
A consciência alimentar é fundamental na busca por saúde e qualidade de vida!