Artigos

Conexão corpo mente gerando saúde ou desencadeando doenças – Parte 1

Conexão corpo mente gerando saúde ou desencadeando doenças – Parte 1

Diversas novas pesquisas comprovam que problemas de saúde mental podem levar a problemas físicos e de maneira oposta problemas físicos podem desencadear problemas de saúde mental.

Existem conexões entre o corpo e mente, que age como um sistema integrado, e as doenças são regidas por um sistema fisiológico muito complexo.

Há vários anos temos conhecimento do estudo da Psiconeuroimunoendocrinologia que demonstra de forma inequívoca a conexão corpo mente em diversas doenças e na vida em geral.

Nesta série de 3 artigos, falaremos a respeito deste interessante tema.

As conexões entre os neurotransmissores e as funções dos órgãos e sistemas em geral se mostra de maneira inequívoca.

Alterações emocionais levam a disfunções e respostas fisiológicas que podem gerar desde sintomas leves até o desencadeamento de doenças orgânicas.

Assim como a mente pode adoecer o corpo, o inverso também funciona.

Quando há uma doença física, acarretando dor, disfunções, baixa de vitalidade e outros sintomas, estas informações e sintomas alteram nossa percepção e modo como lidamos com o mundo e com nosso corpo, gerando sintomas emocionais como alteração de humor, disposição, estresse, ansiedade ou depressão, o que perpetua o ciclo da doença.

Sempre serão necessárias alterações no estilo de vida e a associação aos tratamentos integrativos para potencializar os resultados dos tratamentos convencionais.

Estudos desenvolvidos por médicos de diversas instituições norte-americanas, apontam tratamentos corpo e mente para situações em que são identificadas essas relações, como por exemplo o aparecimento de alergias em pacientes com depressão.

A Medicina Integrativa faz parte de uma racionalidade médica derivada das medicinas tradicionais ou milenares, como a medicina chinesa, a Ayurvédica, e mais modernamente a homeopatia e terapias como a fitoterapia, a meditação, Ioga, massagens e outras.

Estes métodos de tratamento e cura vem sendo cada vez mais procurados em todas classes sociais, e diversas são as causas.

No próximo artigo, continuaremos a abordar a conexão corpo mente para a saúde e a necessária integração entre as práticas convencionais na medicina, e as atuais, embora antigas, práticas integrativas e seu papel para a melhora das condições de saúde.