Artigos

Mindful eating – O que é isso??

Mindful eating – O que é isso??

Você se distrai, anda, lê, digita ou trabalha enquanto come? Esta pode ser a razão porque está engordando!

Estudo realizado na Universidade de Surrey, liderado pela Ph.D. Dra. Jane Ogdal e publicado este mês no Journal of Health Psychology mostrou que pessoas que comem enquanto caminham podem aumentar a ingesta alimentar mais tarde, ao final do dia, o que pode levar ao sobrepeso e obesidade.

Comer enquanto caminha desencadeia um aumento da ingesta alimentar quando comparado a outros tipos de distração enquanto se alimenta como ver TV ou conversar com outra pessoa.

No estudo, 60 mulheres que faziam ou não dieta receberam uma barra de cereal para comer durante três situações diferentes.

O primeiro grupo assistiu um clipe de cinco minutos na TV enquanto comia. O segundo grupo andou pelo corredor enquanto comia a barra de cereal e o terceiro grupo sentou-se e conversou com um amigo enquanto comia a barra.

Após esta parte do experimento, as participantes completaram um questionário e um teste de sabor onde provavam livremente quatro tipos de aperitivos, como chocolate, bastões de cenoura, uvas e crisps. Depois que terminaram o teste, foi medida a quantidade que comeram.

O resultado mostrou que as mulheres que andaram enquanto comiam a barra de cereal comeram mais aperitivos, e especificamente ingeriram cinco vezes mais chocolate que os outros grupos.

A Dra. Jane Ogdal comentou “comer enquanto caminha faz as pessoas comerem em excesso mais tarde no dia”. “Isto pode acontecer porque andar é uma poderosa forma de distração que interrompe nossa habilidade para processar o impacto que a alimentação tem em nossa fome. Ou também pode ser porque andar, mesmo num corredor pode ser uma forma de exercício que justifica o excesso alimentar posterior como uma forma de recompensa.”

“Apesar de que comer caminhando teve o maior impacto (na ingesta alimentar), qualquer forma de distração, inclusive comer na mesa de trabalho pode levar ao ganho de peso. Quando não nos concentramos plenamente em nossas refeições e no processo da alimentação, caímos na armadilha da alimentação inconsciente onde não avaliamos ou reconhecemos a comida que recém acabamos de consumir.”

Este estudo reforça e comprova o que ensinamos durante o processo do “Coaching de Emagrecimento”: comer sem a atenção devida e sem uma consciência alimentar (mindless eating) e também sem consciência corporal (avaliação da percepção da fome e saciedade) são algumas das causas da obesidade, e aumentar o nível de consciência alimentar e corporal é imprescindível para todos que querem emagrecer de maneira efetiva e permanente.

O hábito alimentar saudável que leva ao emagrecimento sustentável inclui interagir profundamente com o alimento, percebendo-o plenamente através dos sentidos, e percebendo também a influência que exerce sobre a nossa saciedade, sobre o nosso corpo e nossa mente, o que chamamos de Mindful eating, ou alimentação consciente.

Experimente reservar um horário para comer, sem distrações como TV, trabalho ou mesmo leitura, e com tempo suficiente, sentado, usando todos os sentidos, a visão, tato, audição, olfato, paladar, aproveitando, saboreando, mastigando o alimento com calma, percebendo o efeito em sua boca, na salivação, engolindo lentamente, desfrutando o momento e o alimento, com toda sua atenção.

O prazer ao se alimentar desta maneira aumenta imensamente, e a satisfação e a saciedade serão maiores e mais perceptíveis, diminuindo a fome em outros momentos do dia, e auxiliando o processo de emagrecimento saudável.

Experimente!