Artigos

Metabolismo e Emagrecimento – Parte 1: O que é o metabolismo e por que é diferente para cada pessoa?

Metabolismo e Emagrecimento – Parte 1: O que é o metabolismo e por que é diferente para cada pessoa?

Nessa série “Metabolismo e Emagrecimento”, composta de quatro postagens, abordarei os fatores que influenciam nosso metabolismo e auxiliam ou dificultam o processo de emagrecimento e a manutenção do peso corporal.

Iniciamos com a definição e funções do metabolismo, seus tipos e as diferenças entre homens e mulheres.

O metabolismo é a totalidade dos processos físico químicos que acontecem dentro de um organismo, no interior das células, milhares de reações que ocorrem simultaneamente.

Estes processos servem à manutenção da homeostase ou equilíbrio dos sistemas orgânicos.

Existem diversas funções metabólicas vitais no organismo, ligadas à defesa, crescimento, regulação do peso corporal, do sono, da imunidade e muitas outras reguladas por nosso metabolismo.

O metabolismo pode ser dividido em catabolismo e anabolismo.

Anabolismo é a função de construção, onde substâncias são produzidas, caso da glicose através do CO2 na fotossíntese das plantas, quando a luz solar é utilizada para transformar o gás dióxido de carbono, o CO2, em moléculas de açúcar que servirão de nutriente. Outro exemplo é o aumento de massa muscular com a ingestão alimentar.

O catabolismo é a função de “quebra” das substâncias, caso da respiração celular, quando a glicose é “quebrada” e reduzida à frações menores, e no final dessa via metabólica é produzida energia na forma de ATP, ou trifosfato de adenosina, o qual será usado em outras reações celulares.

Os alimentos fundamentais para o metabolismo são as proteínas, que serão usadas para a construção e reparo das células musculares, e também os carboidratos e lipídios, chamados macronutrientes. Os micronutrientes como as vitaminas e minerais também são fundamentais no processo, no papel de enzimas ou co-fatores que atuam no metabolismo.

Mas por que a velocidade do metabolismo varia de uma pessoa para outra?

A taxa metabólica basal, quantidade de energia que “gastamos” mesmo se ficamos o dia todo em repouso, não é fixa e predeterminada, nem mesmo para a mesma pessoa. Ela varia a cada momento de acordo com diversas influências, como o tipo de alimento que comemos (carboidratos, proteínas ou gordura), a quantidade e o intervalo entre as refeições, os níveis de outros hormônios como o cortisol e a insulina, a qualidade do sono, a atividade física, o grau de estresse.

E o que explica a diferença no metabolismo de homens e mulheres? Quais seriam as razões para isso?
Os homens geralmente possuem um tamanho corporal maior, mais massa muscular, níveis e ritmos hormonais diferentes dos das mulheres e seu metabolismo basal é maior que o delas.

Nos próximos posts da série Metabolismo, traremos informações sobre a influência no metabolismo da idade, genética, medicamentos, hormônios, o papel da insulina, mitos e dicas para o emagrecimento.