Artigos

Vitamina D e a saúde do cérebro

Vitamina D e a saúde do cérebro

A vitamina D sempre foi indicada para a saúde dos ossos, para a prevenção e tratamento da osteoporose.

Estudos científicos comprovam após centenas de trabalhos publicados, que praticamente todos tecidos do nosso corpo têm receptores para vitamina D.

Isto significa que ela atua em todos estes tecidos e sabe-se que ela faz parte de inúmeras reações metabólicas.

Devido a isto na atualidade a vitamina D não é considerada somente uma vitamina, mas também um hormônio fundamental para a saúde.

Também em nosso cérebro foi constatada a presença de receptores para vitamina D, o que levou os pesquisadores a estudarem este aspecto até a pouco desconhecido desta vitamina.

Cientistas noruegueses realizaram um estudo científico que foi publicado em abril desse ano, com adolescentes entre 13 e 14 anos. Foi avaliada a relação entre a suplementação de vitamina D e as funções executivas do cérebro.

O estudo aconteceu ao longo de 5 a 6 meses. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo recebeu 1.520 UI de vitamina D por dia e o grupo placebo recebeu uma cápsula diária de placebo, ou seja, uma cápsula sem qualquer efeito.

De forma geral, os pesquisadores concluíram que o grupo que recebeu o tratamento com vitamina D apresentou melhor performance cerebral em comparação com o grupo placebo.

Esses achados apoiam a teoria de que a vitamina D desempenha um papel na função cognitiva e mental.

A vitamina D é produzida no organismo principalmente através do contato com a luz solar, e mais dificilmente através de alimentos.

Devemos tomar sol diariamente em braços e pernas, por 15 a 20 minutos para que nosso corpo produza quantidades adequadas de vitamina D, mas isto também depende de diversos outros fatores como a cor da pele, localidade e estação do ano.

A pele mais pigmentada absorve menos a luz solar e nos países mais distantes do equador e também no inverno a exposição ao sol é menor.

Procure a orientação de seu médico, que poderá avaliar através de exame laboratorial se é necessária a reposição desta importante vitamina. Não use sem indicação médica.