Artigos

O que é esse caroço que apareceu agora? Íngua, o que é isso?

O que é esse caroço que apareceu agora? Íngua, o que é isso?

Íngua é o inchaço, na forma de caroços de tamanhos variados, que pode ocorrer localizadamente ou em vários pontos do corpo, como pescoço, axilas ou virilhas, de estruturas chamadas gânglios linfáticos ou linfonodos, que ocorre por diversas causas possíveis.

Os gânglios linfáticos são estruturas de defesa, que fazem parte de nosso sistema imunológico, de forma ovalada, e com o diâmetro de cerca de até 1 cm. quando em sua condição normal, e atuam como um filtro contra as infecções e diversos problemas de saúde, trabalhando em conjunto ao sistema imune.

Quais as principais causas que contribuem para o surgimento da íngua?

Há diversas causas para o aumento dos gânglios linfáticos, linfonodos ou ínguas, desde uma linfadenopatia reacional que é a reação à um processo infeccioso próximo à localização dessa íngua, caso dos abcessos e infecções de pele, causando ínguas nas virilhas quando a lesão é nas pernas e pés, ou nas axilas quando a lesão é nas mãos e braços, ínguas no pescoço no caso das amigdalites e ínguas na virilha e em outros locais por infecções sexualmente transmissíveis, passando por reações imunológicas ao uso de medicamentos, alguns tipos de câncer como os linfomas, e doenças auto-imunes como o lúpus, doenças da glândula tireoide, artrite reumatoide dentre outras, que podem acarretar aumento dos gânglios linfáticos no abdome ou vários locais do corpo.

Quais os principais sintomas?

Inchaço ou aumento dos gânglios linfáticos isolados ou em grupos, localizados ou generalizados, e que podem ser ou não dolorosos e visíveis, ou indolores e descobertos casualmente através de exames complementares como um ultrassom.

Podem ocorrer com ou sem demais sintomas como febre, emagrecimento, dor e outros.

A grande dúvida é, quando é o momento certo de procurar um médico?

Quando o aumento dos gânglios for múltiplo, ou em diversas regiões do corpo, durar mais de um mês, com sintomas associados como emagrecimento, transpiração, queda do estado geral, fraqueza, febre persistente, dores articulares, o médico assistente deverá ser consultado para investigar a origem da adenopatia, que pode ser infecciosa, metabólica, imunológica, devido à diversas doenças sistêmicas.

E como se faz o tratamento?

O tratamento dependerá da causa que desencadeou a adenopatia.

Por exemplo no caso de uma linfadenopatia axilar localizada por um abcesso no braço, trata-se o abcesso com antibióticos e por vezes também drenagem cirúrgica, no caso de adenopatia inguinal por uma infecção sexualmente transmissível, como no caso do cancro mole ou sífilis, tratamento com antibimicrobianos correspondentes, no caso de uma virose como herpes simples, ou HIV, inicia-se um tratamento antiviral, quando disponível para a infecção em questão, no caso de alguns tipos de câncer como o câncer de mama ou os linfomas, direciona-se para o tratamento quimioterápico e cirúrgico quando indicados.

Como a íngua ou adenomegalia é um sintoma, não é uma doença em si, e indica a presença de um doença, em caso de dúvidas procure a orientação de seu médico assistente que fará o diagnóstico diferencial entre suas várias e possíveis causas.